quarta-feira, 30 de junho de 2010

Contexto Político e Econômico

A Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De um lado ficaram os estados do Sul contra os do Norte. As diferenças de interesses existentes entre as elites do sul agrário e as do norte industrial foram às causas da guerra civil norte-americana.
Os estados sulistas defendiam a escravidão, já os estados nortistas apoiavam o trabalho livre. Os estados do Sul tinham uma economia tipicamente agrário-exportadora, e também utilizavam o trabalho escravo. Os do Norte, por sua vez, possuíam uma economia fortemente industrializada.
A guerra teve início em 1861 através de ações militares do Sul. O Norte contava com um verdadeiro parque industrial para fabricar armamentos e outros recursos. A Guerra Civil Americana durou cinco anos e provocou a morte de aproximadamente seiscentas mil pessoas. A vitória definitiva do Norte foi conquistada na última batalha da guerra, em Appomattox, na Virgínia. Assim os estados do Norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses. A escravidão foi abolida, atendendo os objetivos dos estados do Norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social.
Após a Guerra da Secessão, os Estados Unidos alcançaram um desenvolvimento industrial efetivo, que foi facilitado pela abundância de recursos naturais e pela presença de uma extensa rede de transporte fluvial e ferroviário. É preciso mencionar que esse contexto insere-se no momento que acontecia a Segunda Revolução Industrial.
A Segunda Revolução Industrial começou em 1850, e fez com que a industrialização entrasse num ritmo mais intenso, com a obtenção de novas fontes de energia como o petróleo e a eletricidade. Outros progressos importantes foram à substituição do ferro pelo aço, e também as modernizações dos sistemas de comunicações.
Em pouco tempo, a industrialização atingiu todo o continente europeu, e posteriormente o resto do mundo. Foi uma época de muito progresso econômico e tecnológico, além das contínuas lutas dos trabalhadores contra as péssimas condições de trabalho. Também, os empresários buscaram se unir com outros empresários, formando cartéis e trustes , com o objetivo de dominar o mercado.
Com o intuito de se aumentar ao máximo à produtividade das fábricas, e também extrair o maior aproveitamento possível da força de trabalho surgiu o modelo de produção taylorista, cuja característica principal é a organização da divisão de tarefas dentro de uma empresa, e também o modelo de produção fordista, cuja principal característica é a fabricação em massa.
Esse período marca também a expansão do Imperialimo. Na busca de novas áreas para colonizar (sobretudo na Ásia e África), as potências industrializadas precisavam de matéria-prima, mercados consumidores e zonas para aplicar o lucro excedente, o que ocasionou uma disputa entre as potências, originando inúmeros conflitos e um crescente armamentismo que culminariam na Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914.
A Primeira Guerra Mundial foi causada, primeiramente, pelas tensões advindas das disputas por áreas coloniais. Alguns países estavam insatisfeitos com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor.
Também, a França desejava reconquistar a região da Alsácia-Lorena perdida para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. Ao mesmo tempo, a Alemanha, após a unificação política, começou a reivindicar áreas coloniais e a contestar a hegemonia internacional inglesa.
Os principais países envolvidos na Primeira Guerra Mundial constituíram duas grandes alianças que foram a Tríplice Entente (formada pela Inglaterra, França, Rússia) e a Tríplice Aliança (composta pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália).
Em 1917, os EUA entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente, no mesmo ano em que a Rússia, por causa da Revolução Russa, retirava-se. Os reforços dos EUA foram fundamentais para acelerar o esgotamento do bloco Alemão, sendo que em 1918, a Alemanha se retirou da guerra.
No ano de 1919 foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabeleceu restrições e punições aos alemães. Nesse tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir várias exigências políticas, econômicas e militares .
A Primeira Guerra Mundial trouxe outras conseqüências como: a ascensão dos Estados Unidos, que a partir de então se tornou uma grande potência econômica mundial; o surgimento de novas nações, devido ao desmembramento do Império Austro-Húngaro e Turco e o surgimento de regimes políticos autoritários, como o nazismo e o fascismo.
Com a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos da América aumentaram exponencialmente sua produção para atender as demandas de consumo dos países europeus, e também os novos mercados conquistados durante a guerra. O aumento da produção colaborou para a criação de meios para se produzir de forma mais rápida, sendo que máquinas mais precisas e eficientes do que operários, aos poucos foram substituindo a mão de obra, o que ocasionou altos índices de desemprego.
Apesar das grandes discrepâncias sociais provocadas pela onda de desempregos, a economia ainda caminhava favoravelmente, pois, mesmo sem que a classe operária continuasse a consumir, os mais ricos ainda compravam e a Europa ainda importava, dessa forma, as fábricas continuaram a produzir grande quantidade de produtos.
Após a Grande Guerra, a Europa se reergueu aos poucos, e com o passar dos anos, sua dependência em importar produtos norte-americanos reduziu de forma considerável, o que provocou grandes impactos na economia dos EUA.
O mercado interno já não estava favorável e com a queda nas exportações, não havia para onde evacuar a produção, o que gerou uma queda no valor das ações na Bolsa de Valores de Nova York. Ao perceber este quadro, vários acionistas tentaram vender suas ações, porém com a grande oferta, as ações desvalorizaram ainda mais, fato este que, em outubro de 1929, ocasionou a quebra da bolsa de valores.
Grandes empresários faliram e consequentemente, muitas empresas fecharam suas portas, o que ocasionou ainda mais desemprego. O quadro foi de verdadeiro caos, sendo que dentro deste contexto, o Estado percebeu a necessidade de abandonar a idéia do “laissez faire, laissez passer”, e a partir daí, promover intervenções no mercado, postura esta, defendida por John Maynard Keynes.
O Estado passou a propor medidas para reorganizar a economia e a sociedade, porém sem eliminar as bases da economia capitalista, embasadas nas leis do mercado. Tais medidas foram denominadas como “New Deal”, ações estas colocadas em prática durante o mandato do Roosevelt, eleito em 1933. O “New Deal” foi um amplo arranjo de medidas governamentais para apoiar organizações financeiras, comerciais e industriais com dificuldades, aliado a um conjunto de iniciativas que visavam fomentar empregos e melhoria nas vidas dos trabalhadores .
Apesar da intervenção do Estado, o liberalismo não foi abandonado, ficando então, dividido em duas correntes de pensamento. A primeira apegada à idéia de liberdade como direito natural, reunia aqueles rejeitavam qualquer ação governamental que controlasse uma política social. A segunda, defendia o principio de que a sociedade organizada deveria usar os seus poderes para estabelecer as condições para que as multidões participassem dos vastos recursos materiais, ou seja, permitir a todos a participação na distribuição dos bens materiais.
John Dewey compartilhava dos princípios propostos pela segunda corrente de pensamento, chegando a posicionar-se:

[...] os economistas liberais montaram um corpo de doutrina em que o regime de liberdade econômica, dirigia automaticamente a produção por meio da competição para canais de distribuição que proveriam, tão efetivamente, quanto possível, os bens e serviços, supondo que a motivação e o interesse próprio do indivíduo libertaria as energias produtoras marchando-se para uma crescente abundância. Se os primeiros liberais tivessem apresentado a sua interpretação sujeita à relatividade histórica não a teriam congelado como doutrina a ser aplicada em todos os tempos e sob todas as circunstâncias sociais (DEWEY, 1970, p. 41-42).

Com as intensivas intervenções estatais através do “New Deal”, o problema foi amenizado, mas a economia não se recuperou totalmente. A Segunda Guerra Mundial foi o que efetivou a retomada do ritmo da economia norte-americana.

Referências bibliográficas

DEWEY, John (1970). Liberalismo, liberdade e cultura. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, EDUSP.

GALIANI, Claudemir; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Algumas reflexões sobre as propostas educacionais de John Dewey para uma sociedade democrática. Cadernos de História da Educação, n.3, jan./dez. 2004. Disponível em:
. Acesso em: 12 mai. 2010

Sites consultados

BLOGERS. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2010.
BRASILESCOLA. Disponível em:
. Acesso em: 15 mai. 2010.
_______________. Disponível em:
. Acesso em: 17 mai. 2010.
HISTORIANET. Disponível: . Acesso em: 17 mai. 2010.
IIEP. Disponível: . Acesso em: 17 mai. 2010.
INFOESCOLA. Disponível em:
. Acesso em: 17 mai. 2010.
OOCITIES. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2010.
PORTALBRASIL. Disponível em:
. Acesso em: 15 mai. 2010.
PORTALSAOFRANCISCO.
Disponível em:
. Acesso em: 17 mai. 2010.
PORTALIMPACTO. Disponível em:
. Acesso em: 15 mai. 2010.
SUAPESQUISA. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2010.
_______________. Disponível em:
. Acesso em: 17 mai. 2010.
_______________. Disponível em:
. Acesso em: 17 mai. 2010.
TG3. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2010.
UFV. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2010.
VESTIGIOS. Disponível em:
. Acesso em: 17 mai. 2010.
WIKIPEDIA. Disponível em:
. Acesso em: 15 mai. 2010.

Um comentário:

  1. The King Casino Archives - Hertzaman
    The King 토토사이트 Casino Archives, including news, articles, videos, address, https://febcasino.com/review/merit-casino/ gaming info, herzamanindir.com/ The goyangfc.com King Casino & apr casino Hotel in Henderson, NV is one of the newest hotels and motels on

    ResponderExcluir