quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um pouco da história de Dewey

Filósofo norte-americano. Ocupou-se da Psicologia e da Sociologia antes de dedicar-se à Pedagogia. Aplicou-se em situar as questões pedagógicas de forma científica, considerando tudo o que se relaciona à adaptação do homem ao meio material e social.

Em sua concepção a sociedade tem suas necessidades por isso os indivíduos devem ser preparados para assegurar a vida dessa sociedade.

Para experimentar suas ideias e mostrar que elas eram aplicáveis, Dewey criou junto à Universidade de Chicago onde ensinava, uma escola de aplicação onde seus projetos foram testados.

Declarou que a educação é um processo social, portanto a sociedade precisa de educação para formar os cidadãos.

Defendeu que: o conhecimento torna-se válido quando adquirido pela experiência; a disciplina não deve ser adquirida pela sujeição; pregava que a aprendizagem deveria partir de um estímulo interno e não da ação externa e que o conhecimento acontece quando há uma necessidade para a vida.

Dentro da Pedagogia Social, Dewey tomou partido da Democracia. Idealizou uma sociedade com participação de todos. Uma sociedade igualitária com um tipo de educação que proporcione aos indivíduos um interesse pessoal nas relações e no controle social que assegurem as mudanças sociais sem introduzir a desordem. Para isso, pregava a necessidade de se descobrir e explorar o interesse da criança para levá-la o mais cedo possível a desenvolver trabalhos manuais coletivos para habituar e despertar a submissão os objetivos e leis da democracia.